NOSSA MISSÃO
A missão da Associação Pestalozzi é promover o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e de seus familiares.
NOSSA VISÃO
A sua visão é proporcionar à pessoa com deficiência e seus familiares, o exercício da cidadania, transformando-os em protagonistas de sua própria história e contribuindo para a sua efetiva integração e inclusão social.
SOBRE A PESTALOZZI SÃO FIDÉLIS
A Associação Pestalozzi foi fundada no dia 1º de novembro de 1980, por meio de eleição da sua 1ª diretoria, com mandato de dois anos, tem seus 43 anos de existência marcados pela defesa dos direitos da pessoa com deficiência e sua inclusão na sociedade. É uma associação civil, sem fins lucrativos, filiada a Federação Nacional das Associações Pestalozzi – FENASP.
A instituição realiza e apoia ações que visam à promoção da pessoa com deficiência, por meio de políticas inclusivas, para habilitação e reabilitação, tendo por fins prestar serviços socioassistenciais de proteção social especial de média complexidade através de atendimento especializado com ações de caráter continuado, permanente e planejado para pessoas com deficiência.
Oferta atendimentos nas áreas de assistência social, saúde, pedagogia e psicologia;caracterizada por um espaço de convivência com promoção de atividades que buscam o desenvolvimento biopsicossocial; o desenvolvimento da autonomia, da habilitação e reabilitação para todos os ciclos de vida.
Além dos atendimentos supracitados, promovemos parcerias com outras instituições e órgãos públicos e privados que auxiliam e ampliam a oferta de nossas atividades.
HISTÓRIA DA ASSOCIAÇÃO PESTALOZZI
Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827) foi um grande educador suíço que dedicou sua vida a crianças carentes e à valorização do ser humano. Considerado por muitos o maior filósofo da humanidade, inovou a pedagogia da sua época influenciando a educação especial, escreveu obras literárias, políticas, filosóficas e pedagógicas, sendo algumas consideradas precursoras da sociologia; a maioria delas, entretanto, foi dedicada à educação. Pai da escola popular inspirou muitos estabelecimentos de ensino em todo o mundo.
Conclamado a falar sobre si mesmo, Pestalozzi assim se descreveu: “Vivi como mendigo para ensinar os mendigos a viverem como homens”. E ao falar sobre seu trabalho, deixou-nos uma lição de vida: “Minha contribuição foi o amor que me fez buscar o que não sabia, e a fé que me fez esperar mesmo quando não havia nada a esperar”.
Influenciado pela obra de Pestalozzi, Thiago M. Wurt, natural da Alemanha, veio ao Brasil em 1918 e fundou a primeira escola no País, o Instituto Pestalozzi, em Canoas, Rio Grande do Sul. Também sob a mesma influência, Helena Antipoff, que veio ao Brasil em 1929, para integrar a recém fundada Escola de Aperfeiçoamento Pedagógico de Belo Horizonte, fundou em 1932, a Associação Pestalozzi de Belo Horizonte. A partir daí, educadores encantados com a filosofia Pestalozziana, fundam em todo o País Associações Pestalozzi que agregam por norma estatutária o nome do município onde são criadas.
As Associações Pestalozzi têm como símbolo uma rosa vermelha, pedúnculo e cinco folhas na cor preta, três de um lado e duas de outro, desniveladas. Estas entidades são afiliadas a Federação Nacional das Associações Pestalozzi – FENASP sediada no Distrito Federal; entidade representativa no âmbito nacional, cuja missão é “garantir a qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais através da articulação de ações em defesa dos seus direitos e da construção de sua cidadania”.